sábado, 5 de março de 2011

10 Dicas de ouro para ser aprovado no concurso da Petrobras

 

 Muitas pessoas realizaram a prova da Petrobras no último domingo e muitos desses não foram tão bem quanto esperavam,talvez seja pelo nervosismo ou pelo fato que a prova estava mais exigente nesse ano.

Agora é bola para frente e não desanimar porque ainda esse ano é capaz de abrir outro concurso. Coloque a cara nos livros e estude até dizer chega, se esse é realmente seu objetivo.

O QG do Petróleo está presente nos principais fóruns que tratam da prova da Petrobras e conseguiu as 10 dicas de ouro de um profissional que foi persistente até conseguir a aprovação.

Não dá nem para expressar minha alegria e satisfação quando recebi o Petrotelegrama, afinal foram mais de 15 provas em 7 anos, 4 concursos que "morri" nos cadastros e vários que bati na trave. No PSP 1/2008 eu fiz para Auditor, me classifiquei bem acima do corte de 180 e fui reprovado por 1 mísero pontinho na discursiva. Fiz a da BR e fiz 58% da prova, faltaram umas duas questões e a da Petrobras para Contador no mesmo ano não foi diferente. Amarguei Duas traves e um travessão, só faltava a bola entrar, o que prometi que seria no outro ano e foi. 
Sempre achei que o abismo aumentava a cada ano, mas decidi parar de reclamar da banca, do tempo, do trabalho, da falta de grana, dos problemas de casa e até do sucesso alheio. Eu devorei um livro de 500 páginas com vários exercício comentados de societária em 3 meses. Eu lia até no banho (juro), na barca, no ônibus (parei até de ir de carro), em qualquer fila. Sempre com meu fiel lápis.
Se não se esforçar, não passa para concurso nenhum.
Estude que sua hora certamente irá chegar também. Segue algumas dicas abaixo:
  1. Estude Português com afinco para melhorar a interpretação dos textos, não deixe de estudar muita gramática.
  2. Entre em sites de matemática com operações simples, mas com muitos números (divisão com centavos, exponenciação, soma de vários números etc.);  
  3. Pegue as provas antigas e faça exatamente como se estivesse realmente fazendo-a, ou seja, em ambiente calmo (sentado na mesa de preferência para dar dor nas costas), mas com dose de estresse (eu sempre brigava com minha mulher antes de tentar fazer uma prova em casa). É importante treinar no cenário que você encontrará no dia da prova; 
  4. Marque o tempo e olhe para o relógio somente 3 vezes para aprender a gerenciar o tempo; 
  5. Faça um resumo das fórmulas e coisas que você tem certeza que irão cair na prova e leia antes da prova, quando a mesma começar, vá diretamente para estas questões para evitar dar branco depois;
  6. Prova de Inglês da Cesgranrio sempre cai a mesma coisa, ou seja, a gramática é quase igual e metade é interpretação do texto; 
  7. Só faça as provas da banca que você irá fazer a prova para pegar os macetes;
  8. Não saia do foco, ou seja, baladas, festinhas, feriadão e outras coisas que distraem devem ser eliminadas exemplarmente. 
  9. Tenha em mente que todo sacrifício não será em vão, logo, não se deixe levar pelos amigos e parentes. Seja homem e faça o sacrifício.  
  10. Chegue bem cedo nas provas para reduzir a carga de estresse e de preferência execute tudo que está escrito na folha de instrução das provas. Compre material com antecedência e leve água, doce para não ficar distraído pela fome e pela sede.
A minha dica é não se preocupe com as disciplinas que envolvem engenharia de petróleo. As questoes de petróleo podiam ser facilmente respondidas se o candidato tivesse lido o livro Fundamentos da Engenharia de Petróleo. 
O foco deve ser cálculo, algebra linear e física. As questoes que envolvem esses temas não são complicadas, porém exige que voce relembre conceitos e fórmulas que só é comum para um universitário no início da graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário