sexta-feira, 13 de maio de 2011

Após pressão, combustível cai‏

Combustível até 11,5% mais barato nos postos
O Globo, Economia - Fabiana Ribeiro e Ramona Ordoñez

Um dia depois de a BR Distribuidora ter anunciado redução dos preços da gasolina e do álcool hidratado - de 6% e 13%, respectivamente - para sua rede de postos em todo o país, o consumidor já encontra combustível até 11,5% mais barato do que na semana anterior. Levantamento feito pelo GLOBO em dez postos do Rio mostra que os preços da gasolina começaram a baixar ontem, acompanhando reduções do preço do álcool.
O freio nos preços foi articulado pelo governo, que decidiu usar a BR, subsidiária da Petrobras - que conta com 7 mil postos de um total de 37 mil revendas no país e negocia mais de 40% do volume de combustíveis vendido - para acelerar a normalização dos valores cobrados nas bombas. Trata-se de uma estratégia para conter a alta da inflação. De acordo com o levantamento, oito postos baixaram os preços do álcool, enquanto seis reduziram os da gasolina.

Preço de combustíveis começa a cair mais forte em SP
Valor - Brasil

O preço dos combustíveis começou a cair mais forte em São Paulo. Ontem os preços começaram a recuar na capital paulista, principalmente em postos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Em um deles, localizado na avenida Itaquera (zona leste), o litro do álcool combustível havia baixado R$ 0,30 em um dia. Segundo balanço da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado ontem, o início da safra da cana-de-açúcar já acarreta queda significativa nos preços do etanol, mas apenas uma pequena parte dessa redução foi repassada ao consumidor.
O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou que, nas usinas, os preços chegaram a cair 40%, mas, nas bombas, o etanol ficou só 4% mais barato para o consumidor. Para Plínio Nastari, da consultoria Datagro, a queda de preço nas usinas demorou a chegar às bombas, o que fez o governo "sugerir"' preços mais baixos à BR.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário